Avançar para o conteúdo

Pilates na Gestação

    Durante a gestação ocorrem inúmeras alterações fisiológicas, biomecânicas e psicológicas.

    E por esse motivo devemos conhece – las muito bem para que, na hora de praticar Pilates na gestação, o instrutor escolha os exercícios adequados e exclua os contraindicados, para sempre manter a segurança e responsabilidade.

    O Período de Gestação

    Desde o primeiro teste positivo já se iniciam as primeiras alterações no corpo desta mulher, normalmente no primeiro trimestre algumas sentem indisposição, náuseas e muito sono.

    Esta fase é muito delicada, onde apesar de não existir os sinais físicos da gestação, já está presente o hormônio que conhecemos como relaxina.

    Que só para relembrarmos é o responsável pela hiperfrouxidão ligamentar, e vai atuar principalmente na pelve para acomodar o bebê e preparar para o momento do parto.

    Portanto as gestantes que tiverem a liberação médica para praticarem desde o primeiro trimestre, que geralmente, são as alunas que já praticavam o método Pilates e descobrem que estão grávidas.

    No segundo trimestre, que é a partir das doze semanas, normalmente é nesta fase que a grande maioria tem a liberação médica e inicia a prática do método.

    Nesta fase elas estão muito dispostas, mas temos que continuar com os cuidados.

     

    Pilates na Gestação

    Para as alunas no primeiro trimestre de gestação, devemos manter o ritmo dos exercícios que ela estava habituada, evitando:

    • Inversões
    • Saltos no Reformer
    • Isometrias por tempo prolongado

    Os alongamentos excessivos (as não ser que você já conheça a flexibilidade anterior da sua aluna) .
    Durante o segundo trimestre, a barriga começa a crescer, mas ainda bem tímida, normalmente as alunas ainda conseguem ficar em decúbito ventral, até 16 semanas, porém não por um tempo prolongado.

    Com as alunas que já eram praticantes, normalmente é mais fácil a prática de Pilates na gestação, pois o entendimento dos princípios e alinhamentos, e a manutenção dos exercícios praticados.

    Com as iniciantes e geralmente sedentárias, devemos enfatizar o treino dos princípios e explicar a importância dos mesmos.

    Portanto devemos aproveitar essa fase de muita disposição, mas sem esquecer dos cuidados.

     

    Fonte: Blog Pilates